Em meio aos retrocessos impostos por políticas neoliberais e contrarreformas que atacam frontalmente os direitos dos trabalhadores, a Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas reafirmam o compromisso de lutar para que nenhum direito seja retirado.
Sindframa
Condsef/Fenadsef
Nessa segunda-feira, 28, celebramos o Dia do Servidor Público, data que marca a luta da categoria por valorização profissional e em defesa de serviços públicos gratuitos e de qualidade a toda a sociedade brasileira.
Desde a criação da data, em 28 de outubro de 1943, as políticas públicas e os trabalhadores que as executam enfrentam inúmeros desafios e um processo intenso de desvalorização e desmonte. Os impactos profundos desse processo marcam e afetam diretamente os serviços prestados à população que, muitas vezes, não chegam a cumprir, de fato, com os direitos que estão assegurados na Constituição brasileira.
Sabemos que não há democracia sem serviços públicos. São os servidores os protagonistas na promoção da cidadania e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo acesso de toda a população a direitos sociais básicos como educação, saúde, cultura, seguridade social, moradia, segurança, alimentação, trabalho e lazer.
Em meio aos retrocessos impostos por políticas neoliberais e contrarreformas que atacam frontalmente os direitos dos trabalhadores, a Condsef/Fenadsef e suas entidades filiadas reafirmam o compromisso de lutar para que nenhum direito seja retirado sem que haja resistência. O desmonte dos serviços públicos é um ataque aos direitos da população trabalhadora brasileira.
Para o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo da Silva, o foco dos servidores federais historicamente foi e deverá continuar sendo o de defender os serviços públicos brasileiros. “Queremos resgatar políticas públicas, concursos públicos, resgatar direitos”, defende.
Seção solene na Câmara
Iniciativa da deputada federal Alice Portugal, na terça, 29, às 11 horas, a Condsef/Fenadsef participa de uma sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor Público. A atividade será no Plenário da Câmara dos Deputados e terá transmissão ao vivo pela TV aberta e pelo YouTube. O link será compartilhado nos stories em nossas redes sociais.
Não podemos nos esquecer de que o ataque que os servidores e empregados públicos sofrem é fomentado justamente por aqueles que se beneficiam com privatizações: grandes empresários, banqueiros e políticos ultraneoliberais. É preciso refletir e debater os rumos do Brasil, que caminham junto com serviços públicos universais, que são direito da população.
Neste Dia do Servidor Público, homenageamos todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras que, mesmo diante das adversidades, seguem firmes e comprometidos em suas funções. Reafirmamos a importância de estarmos juntos, buscando a melhoria das condições de trabalho, a defesa dos direitos contra todo e qualquer retrocesso e a valorização isonômica dos servidores — sejam eles ativos, aposentados, pensionistas ou anistiados.
Nossa luta continua!