A comitiva de diretores do Sindicato dos Servidores da SUFRAMA (SINDFRAMA) esteve na última semana de novembro no estado do Acre, onde visitou as quatro cidades nas quais a SUFRAMA atua. Os servidores lotados em Rio Branco, Brasiléia/Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul tiveram a oportunidade de conhecer os estudos técnicos desenvolvidos pelo sindicato, e de dar sugestões para a melhoria da gestão do sindicato e da autarquia.
A primeira parada da comitiva foi na capital Rio Branco, onde o sindicato realizou duas reuniões, já que os servidores da unidade atuam em regime de escala. Na oportunidade, foram apresentados os estudos técnicos que o SINDFRAMA realizou ao longo do ano com o intuito de comprovar a importância da SUFRAMA para a economia do Brasil e a disparidade na remuneração de seus servidores em relação ao de outros órgãos do mesmo ministério.
Já na reunião em Brasiléia e Epitaciolândia, o SINDFRAMA pôde constatar a situação delicada em que se encontram os três servidores da unidade. Sem um local apropriado para realizar o trabalho de fiscalização e internamento de mercadoria, eles vivem um momento de incertezas, enquanto aguardam uma solução por parte da gestão da SUFRAMA. Esta solução, aliás, há meses é cobrada pelo SINDFRAMA, que já apresentou o problema à superintendência.
A última parada da comitiva foi na cidade de Cruzeiro do Sul, onde atuam apenas duas pessoas. O prédio da unidade fica à beira do rio Tapajós, e a preocupação dos servidores é uma rachadura no solo entre o prédio e o rio. O barranco tem caído gradativamente, principalmente em época de chuva, e os funcionários temem que isso possa afetar o prédio futuramente.
Capacitação
Em todas as sedes o SINDFRAMA ouviu o pedido dos servidores por mais cursos de capacitação. A prioridade, para os servidores das descentralizadas é de treinamentos voltados especificamente para as atividades desenvolvidas por eles nas unidades. O sindicato já fez um levantamento dessas demandas e discute agora com a Superintendência Adjunta de Operações a viabilidade de realizar esses cursos.